Cotidiano

Regularização: Município aprova concessão de uso dos salões comunitários

Agora, presidentes de associações de moradores terão que prestar contas desses espaços a cada 3 meses

Cascavel – Em reunião realizada na Prefeitura de Cascavel, foi aprovada a concessão de uso dos salões comunitários para as associações de moradores do município. A situação já ocorria conforme acordo informal e há mais de 30 anos os salões funcionavam sem a concessão oficial do Município, porém, a situação será regularizada e os presidentes das associações deverão ficar responsáveis por fazer a manutenção e manter os locais em funcionamento.

“A cada três meses os presidentes das associações dos moradores terão que prestar contas e, caso esta prestação não seja feita, eles terão que pagar uma taxa de R$ 2 por metro quadrado”, explica o presidente do conselho comunitário, Clóvis Petrocelli.

Até então, não existia nenhuma lei para administrar os salões e a solicitação foi elaborada pelos próprios líderes comunitários. Presidentes que não quiserem se responsabilizar pelos salões passarão a responsabilidade do prédio ao Poder Público.

“Nós esperamos que se crie um novo perfil de líder e que sejam sanados muitos problemas que existem atualmente”, diz Clóvis.

No município, diversos salões sofrem com o vandalismo que acaba causando o abandono.

“O principal objetivo é que os salões sejam usados mais frequentemente, com projetos educacionais e atividades”, diz Clóvis.

Ele explica ainda que como os líderes não tinham contrapartida do Município, muitas vezes havia dificuldade para usar esses espaços.

A lei seguirá agora para a Câmara de Vereadores. Após, os presidentes das associações terão o suporte do Conselho Comunitário e da Secretaria de Assuntos Comunitários para regularizar os salões.