Cotidiano

Regras para leilão do pré-sal e Repetro saem ainda neste ano, diz ministro

RIO – O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse que a unitização dos campos de petróleo do pré-sal será deliberado pelo CNPE (Conselho Nacional de Politica Energética) em dezembro deste ano, quando está marcada a reunião ordinária. Ele citou ainda que as discussões envolvendo o Repetro (regime aduaneiro especial de exportação e de importação de bens para os setores de petróleo e gás natural), com a renovação do prazo, serão decididas ainda neste ano.

O encontro do CNPE em dezembro sobre unitização vai definir as regras finais para o leilão do pré-sal que deverá ser realizado em meados do ano que vem.

? Como a reunião do CNPE será em dezembro e os leilões no ano que vem, eu estou animado que será tudo dentro da nova realidade de conteúdo local. O Repetro também já está na Fazenda (Ministério) para os últimos ajustes e ser prorrogado pelo mesmo período que tem hoje. Vamos virar o ano com isso resolvido ? disse o ministro. ? Temos que criar um ambiente para os leilões do ano que vem, com maior previsibilidade entre a publicação do edital e do leilão.

Ele falou ainda sobre o novo indicado ao cargo de diretor-geral da ANP, Decio Oddoni, tem experiência na área, tendo exercido cargos na Petrobras e na iniciativa privada.

? Tem experiência internacional. E as referências são as melhores. É um nome para o momento em que estamos passando. Precisamos harmonizar o interesse da indústria de base e a de petróleo.

Sobre o leilão da CELG, o governo deve marcar entre o fim de novembro e início de dezembro.

? Segundo os investidores agora a proposta veio com um preço mais realista ? disse ele.