Cotidiano

Regra de suspensão de concursos não está explcita ne renegociação dos estados

BRASÍLIA – A secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, esclareceu que o novo texto da renegociação das dívidas dos estados enviado pela equipe econômica não deixa explícito que os governadores não poderão realizar concursos públicos. Ontem, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, havia dito que a suspensão dos processos seletivos por 24 meses era uma das exigências da União para alongar esses débitos por 20 anos. Ana Paula explicou, no entanto, que a não realização de concursos acaba sendo “uma decorrência” das demais contrapartidas exigidas pelo governo.

Meirelles apresentou ontem os novos termos do projeto de renegociação das dívidas. No texto, ficam duas contrapartidas: um teto para os gastos estaduais, vinculado à inflação, e a suspensão de reajustes a servidores por dois anos. Para cumprir essas duas exigências, a secretária explicou que naturalmente os concursos ficariam suspensos.

Ana Paula compareceu ao plenário da Câmara dos Deputados para acompanhar a sessão que irá votar o projeto que alonga as dívidas dos estados por 20 anos, com uma carência de seis meses das parcelas. Questionada, ela disse que espera que o projeto seja votado hoje:

? Estamos aqui na torcida.