Cotidiano

Registro de candidaturas segue a passos lentos no Paraná; prazo termina sábado

Em todo o País, até a tarde de ontem havia o registro de candidatura de 4.671 prefeitos, 4.676 vice-prefeitos e 100.555 vereadores

Registro de candidaturas segue a passos lentos no Paraná; prazo termina sábado

Curitiba – O número baixo de registros de candidaturas para as eleições de novembro no Paraná preocupa o TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná). Até ontem à tarde, havia 7 mil registros, enquanto nas eleições de 2016 já haviam passado de 30 mil, a essa altura do calendário. O prazo termina neste sábado (26), mas o presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula, faz um apelo para que os partidos não deixem o registro para o último dia.

“A nossa expectativa é de um aumento de quase 100% no número de candidaturas por causa do fim das coligações nas eleições proporcionais. Pedimos que os partidos façam os registros com antecedência para evitar problemas, porque, neste ano, pela primeira vez, temos um sistema novo centralizado no Tribunal Superior Eleitoral, que, em 2016, recebeu 500 mil registros. O Paraná sempre foi exemplo no processo eleitoral, que sejamos novamente”, afirmou o presidente do TRE-PR.

Em todo o País, até a tarde de ontem havia o registro de candidatura de 4.671 prefeitos, 4.676 vice-prefeitos e 100.555 vereadores. No Paraná, os números eram: 269, 270 e 6.501, respectivamente.

Em Cascavel, havia apenas o registro de 23 candidatos a vereador pelo Republicanos. Em Toledo, tinha registro de uma chapa à prefeitura e de 24 candidatos ao Legislativo. E, em Foz do Iguaçu, uma chapa ao Executivo, e 53 postulantes a vereador. Todos constam para análise.

Vale lembrar que, nessas três cidades, há oito chapas a prefeito de Cascavel, sete em Toledo e nove em Foz.