Cotidiano

Regional de Cascavel: Colheita da soja encerra com 2,1 mi de toneladas

Dados do Deral (Departamento de Economia Rural) confirmam a colheita de 2.192.719 toneladas de soja entre os 32 municípios que abrangem a unidade da Seab (Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento) em Cascavel. Os resultados da safra de verão 2016/17 são 11% maiores do que o registrado na safra anterior, de 1,9 milhões de toneladas.

O que também subiu foi a produtividade, que atingiu 3.932 quilos por hectare, um acréscimo de 12% em relação ao ano passado. Neste ano, os produtores rurais da regional da Seab de Cascavel destinaram 577.470 hectares à oleaginosa. Em todo o Oeste, foram colhidos mais de um milhão de hectares de soja, com uma produção de quatro milhões de toneladas, de acordo com o Deral.

Em todo o Paraná, foram produzidas 19,5 milhões de toneladas de soja, um recorde de produção. A oleaginosa, que é considerada o carro-chefe da agricultura estadual, representa quase 80% de tudo que foi cultivado na safra de grãos 2016/17, que contabilizando as demais culturas, totalizou 25 milhões de toneladas. Na safra de grãos de primavera/verão são cultivados basicamente soja, milho e feijão da primeira safra. Planta-se também arroz e amendoim, mas em espaços e volumes de produção bastante reduzidos.

TRIGO

Já o trigo continua em fase de plantio, segundo o Deral. Na regional de Cascavel a projeção é de que sejam cultivados 99.200 hectares, 13% a menos do que na safra passada, quando o trigo ocupou 130 mil hectares. A produção deve chegar a 312.480 toneladas, com produtividade média de 3.150 quilos por hectare.

Conforme o economista do Deral, José Pértile, entre os municípios da regional 96% do trigo já foi plantado. “Se der uns dias bons, em uns dois ou três dias os produtores já encerram o plantio”, afirma. A chuva dos últimos dias, que deixou os solos encharcados, tem dificuldade a entrada das máquinas no campo, porém, Pértile ressalta que a cultura ainda está dentro de seu zoneamento agrícola.