Cotidiano

Regime sírio se diz pronto a cooperar com Trump

RIO – Um conselheiro do presidente sírio Bashar Al-Assad afirmou que o governo está ?pronto? a cooperar com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, segundo reportagem publicada nesta quinta-feira pelo jornal britânico ?The Independent?, citando o grupo americano ?National Public Radio?.

Um deputado sírio, que também é parte da Câmara Síria de Indústria, comemorou a derrota de Hillary Clinton, que segundo ele apoiaria os rebeldes mesmo sem saber quem são. Ele se disse pronto a conversar com a equipe de Donald Trump para conversar sobre possíveis ações em conjunto.

Os confrontos devastam a Síria há mais de cinco anos, e os EUA lideram uma coalizão internacional que bombardeia alvos do Estado Islâmico na região. A partir de janeiro, caberá ao magnata tomar decisões sobre o papel militar americano no Oriente Médio.

Outra conselheira do governo sírio também ouvida na reportagem, Bouthaina Shaaban, afirmou que há interesse em saber quais são as políticas defendidas pela equipe Trump em alguns temas, e que qualquer colaboração se essas políticas atendem às expectativas.

?Acho que o povo americano enviou uma mensagem muito importante ao mundo?, disse ela, segundo o ?The Independent?.

OPOSIÇÃO SÍRIA PEDE AJUDA

Já a oposição síria enviou uma carta a Donald Tump para pôr fim ao banho de sangue na guerra civil do país. Após felicitar Trump, a oposição reiterou que os principais grupos de oposição confiavam em obter apoio para proteger os civis de forma eficaz. Os combates já deixaram mais de 300 mil mortos e o regime de Damasco foi repetidamente acusado de crimes de guerra.