Cotidiano

Região tem 3 CNHs cassadas e 19 suspensas todos os dias

Cassações dobraram em 2017 nas seis maiores cidades do oeste

Foz do Iguaçu – Com leis mais rígidas e fiscalização mais intensa, o número de condutores com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) cassada em 2017, nas seis maiores cidades da região oeste – Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Assis Chateaubriand e Medianeira – dobrou. Em 2016, 522 condutores perderam o direito de dirigir. Ano passado, esse número chegou a 1.043, uma média de três por dia.

Segundo o Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná), a cassação do documento de habilitação ocorre quando há a suspensão do direito de dirigir e o infrator for flagrado dirigindo; no caso de reincidência no prazo de 12 meses; dirigir com CNH ou Permissão para Dirigir de categoria diferente do veículo que esteja conduzindo; entregar a direção do veículo para uma pessoa sem condições para tal; permitir que pessoa inabilitada tome posse do veículo automotor e passe a conduzi-lo na via; dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência.

Estão ainda na lista: disputar corrida; promover, na via, competição, eventos organizados, exibição e demonstração de perícia em manobra de veículo, ou deles participar, como condutor, sem permissão da autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via; utilizar-se de veículo para, em via pública, demonstrar ou exibir manobra perigosa, mediante arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus; quando condenado judicialmente por delito de trânsito.

O Detran destaca ainda que, “decorridos dois anos da cassação da Carteira Nacional de Habilitação e realizado curso de reciclagem para condutores infratores, o condutor poderá requerer sua reabilitação, submetendo-se a todos os exames necessários à habilitação”, inclusive os testes aplicados a novos condutores.

Suspensões

Já as suspensões de CNH tiveram redução de 25% na região. Neste caso, a suspensão do direito de dirigir é aplicada sempre que o condutor atingir, no período de 12 meses, a contagem de 20 pontos em infrações de trânsito. A duração da penalidade será pelo prazo mínimo de seis meses até o máximo de um ano e, no caso de reincidência no período de 12 meses, pelo prazo mínimo de oito meses até o máximo de dois anos.

Entre as possíveis justificativas está o fato de o condutor estar mais consciente evitando novas suspensões, apesar de parte expressiva dos que estão com a CNH suspensa cometerem novas infrações e chegarem à condição de suspensão.

Assim, no fim do ano passado, 6.969 condutores estavam com a habilitação suspensa nas seis maiores cidades do oeste. Em 2016, esse número era e 9.232.

Dados por município

O município com maior número de carteiras cassadas na região é Cascavel, com 519 CNHs em 2017 e 186 em 2016, aumento de 179%. Em seguida vem Foz do Iguaçu. Em 2017, foram 348 CNHs cassadas, contra 205 em 2016, elevação de 70%. Em Toledo, 127 condutores tiveram a CNH cassada ano passado e em 2016 eles totalizavam 73, avanço de 74%.

Quanto às suspensões, Cascavel também lidera o ranking regional, com 3.079 CNHs em 2017. No ano anterior, esse número era de 3.525.

O registro de queda mais significativo foi em Foz do Iguaçu. No ano retrasado 3.292 condutores tiveram o direito de dirigir suspenso, no ano passado este número baixou para 1.978.

Na soma regional, foram suspensas ano passado 6.969 CNHs, o que equivale a uma média diária de 19 habilitações suspensas.