Cotidiano

Região tem 15 casos suspeitos por dia

Foz do Iguaçu – O boletim epidemiológico da dengue divulgado nesta semana pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) revela que, desde o início do atual período epidemiológico, em agosto de 2017, até agora estão sendo registrados, em média, 15 casos suspeitos de dengue por dia, considerando as Regionais de Saúde de Foz do Iguaçu (9ª Regional), Cascavel (10ª Regional) e Toledo (20ª Regional).

Desde agosto já foram notificados 3.085 casos suspeitos e mais da metade ainda não teve resultado dos exames para detectar se há ou não confirmação da doença.

A Regional da Saúde com a maior concentração é a de Foz do Iguaçu, onde estão apenas nove municípios, mas que somam 1.818 notificações suspeitas. A regional também é a que concentra o maior número de diagnósticos positivos no oeste, com 99 confirmações, sendo 96 autóctones e três importados. Dentre os registrados por lá há pelo menos duas pessoas que contraíram dengue na forma mais severa e receberam a classificação de dengue grave, mas ninguém morreu.

Já na Regional de Cascavel há 706 notificações com 62 confirmações até o momento, 58 autóctones e quatro importados. Não há casos graves na regional que possui cobertura em 25 municípios.

Na Regional de Toledo, com 20 municípios, são 561 casos suspeitos com 51 confirmações, 49 autóctones e duas importadas. Não há registros graves da doença por lá, até o momento.

CHIKUNGUNYA E ZIKA

Quanto aos casos de chikungunya na região, há 24 suspeitas na Regional de Foz com duas confirmações, uma autóctone e uma importada. Ambas na cidade de Foz. Na Regional de Cascavel são 56 suspeitas e nenhuma confirmação por enquanto.

A situação mais preocupante quanto à chikungunya está na Regional de Toledo. São 26 casos suspeitos com sete confirmações, índice de confirmação de 27%. Somente em Palotina são seis casos da doença, todos contraídos no município. O outro registro nesta regional foi na cidade de Toledo. Trata-se de um caso importado. Neste período epidemiológico não há registros de zika vírus no Paraná.