Agronegócio

Região Sul aposta em ampliação da produção de leite

Mercado reforça laços para ganhar o mundo na exportação de leite

Região Sul aposta em ampliação da produção de leite

Os três estados que compõem a Região Sul do Brasil querem ampliar a produção de leite para 2019. A região é responsável por cerca de 40% da produção de leite do País, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formam a Aliança Láctea Sul-Brasileira, formada há quatro anos, para harmonizar o crescimento da cadeia produtiva de leite na região.

Os secretários de Agricultura de cada estado estabeleceram que as unidades da Federação devem ampliar a oferta de tecnologia e assistência técnica aos produtores, além de organização setorial para que a logística de distribuição de leite seja mais eficiente. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão no topo da produção láctea brasileira, atrás apenas de Minas Gerais.

Outra frente de trabalho para 2019 da Aliança Láctea Sul é buscar mercado externo para dar vazão à produção. Além disso, os três estados têm tradição em agricultura familiar e devem fortalecer o setor, já que pequenos produtores são importantes na produção de leite.

Segundo o IBGE, o Rio Grande do Sul foi o estado sulista que mais produziu leite no terceiro trimestre de 2018, com mais de 1,8 milhão de litros, seguido pelo Paraná, com 1,6 milhão de litros produzidos. Santa Catarina teve aproximadamente 1,5 milhão de litros.

Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária apontam que, mesmo sendo o quarto maior produtor de leite do mundo, o Brasil ainda importa mais o produto do que exporta. Em 2018, o Brasil importou 169 milhões de litros e exportou 38 milhões.