Policial

Região Oeste tem seis cidades sem assassinatos há quatro anos

Estão na lista: Anahy, Braganey, Iguatu, Iracema do Oeste, Maripá e Quatro Pontes

Curitiba – Para os moradores de 43 municípios do Paraná, os assassinatos não são uma preocupação. Estas comunidades, que correspondem a praticamente 10% do total de municípios paranaenses, estão desde 2012 sem registrar nenhum homicídio doloso – com intenção de matar.

Seis municípios da região Oeste estão nesta lista: Anahy, Braganey, Iguatu, Iracema do Oeste, Maripá e Quatro Pontes. O dado consta do levantamento realizado pela Cape (Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária.

O mesmo levantamento mostra a tendência de queda nos assassinatos em todo o Estado. Em 2015 o Paraná registrou o menor número de homicídios dolosos dos últimos nove anos. Foram contabilizadas 2.416 mortes, com queda de 4% em comparação com 2014, que fechou com 2.515 assassinatos. É o terceiro ano seguido de redução no índice desse tipo de crime no Estado.

Para o secretário da Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita, o trabalho conjunto das polícias Militar e Civil, aliado à criação de delegacias de homicídios em Londrina, Maringá e Cascavel, além da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa em Curitiba, foi muito importante para reduzir a criminalidade em todo o Estado.

“Nestas cidades onde há uma delegacia especializada para investigar homicídios, a taxa de assassinatos diminuiu ao longo dos anos. É uma decisão acertada. A polícia está cada vez mais especializada e isto reflete na redução da criminalidade”, avaliou Mesquita.