Cotidiano

Região Oeste tem confirmados 134 casos de dengue

Boletim considera dados da 31ª à 48ª semana deste ano no Estado

Foz do Iguaçu – O último boletim da dengue divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde, na quarta-feira (9), analisa um novo período epidemiológico do agravo da doença no Paraná e considera dados da 31ª à 48ª semana deste ano.

Na região Oeste foram confirmados 134 casos no período: 120 autóctones, contraídos entre 50 municípios, e 14 importados. O número de notificações, que inclui pacientes à espera de exames para confirmação da dengue, é de 1.445.

A 9ª Regional de Saúde em Foz do Iguaçu abrange nove municípios e corresponde a 79% dos registros no Oeste, com 107 casos, 104 somente em Foz. Há ainda a preocupação pela suspeita de dois casos de zika vírus, doença que também é transmitida pelo Aedes aegypti. O Centro de Informações da Vigilância Sanitária aguarda pelo resultado de exames.

Na área da 10ª Regional de Saúde, há seis casos confirmados em Cascavel, dois em Corbélia e um em Boa Vista da Aparecida e Diamante do Sul. Apesar dos números terem diminuído em Cascavel, estratégias de controle da infestação do mosquito são mantidas para que o índice de 4,2% apontado pelo último LIRAa  (Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti) também seja reduzido.

Ações com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância de manter casas e quintais livres de criadouros do mosquito como latas, garrafas, pneus e plásticos ocorrem em toda região.

(Com informações de Romulo Grigoli)