Cotidiano

Região Oeste registra redução de quase 5% nas vendas

No segmento de combustíveis, saldo de janeiro a setembro é de -28,03%

Toledo – As vendas no comércio da região Oeste caíram 4,46% de janeiro a setembro deste ano na comparação com o mesmo período de 2014. Os dados integram a pesquisa da Fecomércio-PR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná), divulgada esta semana.

Entre os 12 segmentos avaliados a maior queda ocorre nas concessionárias de veículos que venderam 28,03% a menos do que no ano passado. O cenário negativo deve se estender pelo menos até o primeiro semestre de 2016 segundo estimativa das empresas. 
O setor de autopeças teve saldo de -10,48% nas vendas e livrarias e papelarias, -7,75%. Os reajustes consecutivos nos postos de combustíveis, também tiveram reflexo nos estabelecimentos que sofreram impacto na comercialização com saldo de -5,55%. 
Diante da crise o movimento nas lojas foi reduzido e consequentemente empresários de diversos segmentos precisaram manter o estoque mais baixo. As compras de mercadorias na região tiveram queda de 7,42% no período avaliado na pesquisa. 
Faturamento negativo 
Setembro foi um mês de baixo faturamento em todas as regiões pesquisadas pela Fecomércio. A maior queda nas vendas, na comparação com setembro do ano passado, foi sentida pelo varejo de Curitiba e região metropolitana, com -17,71%. Na sequência, ficou a região Sudoeste (-14,63%), Londrina (-8,84%), Ponta Grossa (-8,37%), Oeste (-4,42%) e Maringá (-0,35%). 
Na análise interanual no Paraná os piores desempenhos são verificados pelas lojas de departamentos (-33,02%), concessionárias de veículos (-29,89%), combustíveis (-18,67%) e móveis, decorações e utilidades domésticas (-16,77%). 

(Com informações de Romulo Grigoli)