Cotidiano

Região Oeste não vacinou 264,1 mil animais contra a febre aftosa

Campanha de imunização encerrou ontem e quem não comprovou pode ser multado

Toledo – A campanha de vacinação contra a febre aftosa encerrou ontem em todo o Paraná e na região Oeste nem todo o rebanho de bovinos e bubalinos havia sido imunizado. Conforme dados parciais da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), entre os núcleos de Toledo e Cascavel, faltavam ainda 264.100 animais de um total de 996 mil. No Estado, dos 9,142 milhões, 75% foram imunizados antes do término da campanha.

Até o fim da tarde de ontem, o Paraná não havia atingido a meta, já que faltavam ainda 2.285.500 comprovações da vacina. No entanto, muita delas, já aplicadas, não constavam no sistema de monitoramento do Estado. Em decorrência disso, é possível que o número total de animais vacinados seja maior, apesar de o prazo já ter expirado.

O produtor ou pecuarista que não vacinou seu rebanho está passível de multa, conforme a Adapar. O valor a ser aplicado varia de acordo com o total de animais de cada propriedade que não foram imunizados. Até dez cabeças a multa é de R$ 799, acima disso, a autuação será de R$ 79,90 por animal desprotegido.

Validação

Ao adquirir a vacina na agropecuária e aplicá-la, o produtor possuía, dentro do prazo da campanha, duas opções para validá-la. A primeira delas era preencher um formulário fornecido pelo vendedor e entregá-lo no escritório da Adapar local. A outra era a comprovação online, que o próprio pecuarista poderia fazer pelo site da Adapar.