Policial

Região oeste mais segura

Uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar, da Guarda Municipal e da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) de Cascavel resultou em uma limpa na região oeste da cidade, principalmente no Bairro Santa Cruz, uma espécie de aviso de que agora a área é da polícia.

No bairro fica a terceira UPS (Unidade Paraná Seguro) de Cascavel, que já está sendo ocupada pelos policiais que vão atuar na região, O antigo salão comunitário foi reformado em parceria da prefeitura com a comunidade.

A inauguração oficial da UPS Oeste será dia 25 deste mês, às 18h, com a presença da governadora Cida Borghetti e de autoridades de segurança pública locais e estaduais.

O arrastão da manhã de ontem é chamado de operação contenção, uma ação prevista em todas as UPS.

Ontem foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, com foco principal em locais onde funcionam como pontos de tráfico de drogas. Uma das casas vistoriadas pela polícia foi alugada por R$ 650 mensais e apenas colchões foram encontrados no local. Segundo a polícia, ali erra uma base de venda de drogas.

No total, cinco pessoas foram presas: duas por tráfico, uma por posse de arma, uma acusada de furto e outra por homicídio. Foram apreendidas porções de diversas drogas e recolhidos seis veículos com problemas administrativo, além da apreensão de pneus contrabandeados. Uma pessoa foi detida com contrabando e encaminhada à Polícia Federal.

“Atacamos nessa área especificamente porque é a região onde está a UPS e precisamos que a população entenda que a polícia está presente mais do que nunca no local”, disse o delegado-chefe da 15ª SDP (Subdivisão Policial) de Cascavel, Nagib Nassif de Palma.

Segundo ele, a ação conjunta das polícias tem feito com que os índices dos crimes mais graves diminuam. “Esta é a nona operação que fazemos em seis meses que estou no comando em Cascavel e tivemos redução nos casos de furto e roubo, principalmente”.

 

Efetivo confirmado

De acordo com o subcomandante do 6º BPM (Batalhão de Polícia Militar), capitão Cícero Tenório, serão 17 policiais designados à UPS Oeste. A média é de 20 em cada unidade.

Os policiais designados para o Bairro Santa Cruz foram realocados de funções administrativas do batalhão e também militares transferidos de outros locais, medida adotada para não prejudicar a patrulha que atua em demais regiões do Município. “Tivemos acréscimo de cerca de 150 policiais nas duas últimas escolas de soldado que formamos no batalhão. Perdemos efetivo diariamente para outros concursos ou aposentadoria, mas, mesmo assim, houve um ganho se considerada a quantidade de pessoas que havia na rua há cinco anos. Há policiais que estão voltando de licença que também vão atuar na rua, então não haverá redução de equipe em outros bairros”, comentou.