Cotidiano

Região Oeste estrutura mais quatro conselhos de desenvolvimento

Termos de cooperação entre Caciopar e associações foram firmados durante encontros

Marechal Cândido Rondon – Os bons resultados alcançados em Maringá e em Foz do Iguaçu levaram a Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná), a fazer pesquisa com as suas 47 filiadas para saber quem têm interesse em contar com ferramenta similar.

Os termos de cooperação entre a Caciopar e as associações de Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Quedas do Iguaçu e Cascavel foram firmados durante encontros executivos em Foz e em Guaíra.

“Esse é um instrumento que permite, a entidades produtivas e a órgãos públicos, traçar estratégias de olho no crescimento planejado de suas comunidades”, informa o presidente da Coordenadoria, Sergio Antonio Marcucci. A implantação dos conselhos seguirá etapas preparatórias consideradas indispensáveis.

Diante da enorme demanda que recaía na Acifi (Associação Comercial e Empresárial de Foz do Iguaçu), que conta com voluntários e uma equipe pequena de colaboradores, as demandas das fronteiras, para ter êxito, dependiam de um mecanismo de integração ainda mais amplo e representativo. A meta hoje em Foz é pensar o município para o ano de 2035.

“O planejamento, coeso e técnico, permitirá alcançar as metas e vencer os desafios com mais segurança e sem tantos atropelos e estresse”, estima o presidente do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu), Roni Temp.

O Codefoz foi inspirado no Codem, de Maringá, que existe há duas décadas e é sucesso em Maringá, uma das cidades mais desenvolvidas do Sul do Brasil.

(Com informações de Jean Paterno)