Cotidiano

Região Oeste encontra dificuldades para incluir deficientes físicos

Falta de preparo e preconceito são os principais empecilhos para a contratação

Foz do Iguaçu – A inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência no mercado de trabalho é um desafio que ainda precisa ser superado na região Oeste. A falta de preparo de empresas e, principalmente, o preconceito em receber funcionários com limitações são os principais empecilhos para a contratação.

Apesar da procura constante nas agências de trabalhadores, nem sempre os candidatos com problemas físicos, auditivos, visuais ou psicológicos conseguem um emprego.

Na região de Foz do Iguaçu apenas 20 portadores de deficiência tiveram carteira assinada neste ano. O número de contratações é o mesmo observado no ano passado. Já para o público em geral houve 1,2 mil colocações no mercado de trabalho.

“A procura de candidatos com necessidades especiais a uma vaga de emprego é grande, porém nem sempre há oportunidades. As empresas de médio e grande portes abrem em torno de uma a três vagas por mês, mas ainda falta conscientização aos empregadores em cumprir a legislação”, comenta o encarregado pelo setor administrativo, João Maria Pereira.

Pela Agência do Trabalhador de Cascavel, de janeiro a agosto deste ano foram prestados 767 atendimentos ao público com deficiência e 100 pessoas foram contratadas. Atualmente, estão abertas 96 vagas de trabalho, entretanto 167 candidatos continuam desempregados.

Contratações em Toledo

A Agência do Trabalhador de Toledo empregou 74 pessoas com algum tipo de deficiência neste ano. As contratações apresentaram queda de 16% comparadas com o ano passado, quando 89 carteiras assinadas foram assinadas.

Em relação à procura por vagas também houve diminuição. De janeiro a agosto de 2014 foram atendidos 663 candidatos pelo Programa de Apoio à Pessoa e neste ano o número caiu para 382. Atualmente, a agência oferece uma oportunidade de emprega como auxiliar de linha de produção em frigorifico e três vagas de empacotador em diferentes mercados.

Muitos acabam reprovados

 “Muitos são encaminhados diariamente, mas reprovados pelas empresas. Questionamos o porquê isso ocorre e na maioria das vezes percebemos que empresas não estão adaptadas para atender um funcionário com deficiência auditiva ou visual, por exemplo”, afirma a gerente da Agência do Trabalhador em Cascavel, Maristela Becker Miranda.

Entre as vagas disponibilizadas na região, a maioria são na linha de produção em frigoríficos. Vagas de auxiliar administrativo, analista de sistemas, atendentes de telefonia e para atendentes de lojas demoram a ser preenchidas.

Como forma de agilizar o processo de inclusão no mercado de trabalho, a agência de Cascavel organiza um dia de atendimento especial a candidatos que apresentam deficiência. Neste ano a ação vai ocorrer no dia 29 de setembro.

“Nosso objetivo é atendê-los com exclusividade e colocar candidatos em contato direto com as empresas. No ano passado conseguimos 50 contratações no dia e esperamos repetir esse resultado”, destaca a gerente.

(Com informações de Romulo Grigoli)