Cotidiano

Região lidera nos casos de intoxicação

Cascavel – O uso excessivo de agrotóxicos na lavoura e, consequentemente, a ingestão dele culminam em um dado preocupante na 10ª Regional de Saúde de Cascavel. De acordo com a Adapar (Unidade Regional de Sanidade Agropecuária), a área de abrangência da 10ª Regional, é a que mais consome agrotóxico no Paraná.

E os números impressionam. Em 2014 e 2015, a região consumiu 5.107,46 toneladas de agrotóxicos. Na sequência aparecem a Regional de Ponta Grossa, com 3.526,73 toneladas, e a 20ª, de Toledo, com 3.336,95 toneladas.

Como consequência, na 10ª Regional de Cascavel, que contempla 25 municípios, houve 300 notificações de intoxicação por agrotóxico. Isso em uma série histórica de 2012 a 2014. O Município de Cascavel detém a maior parte disso: 124 notificações.

Os dados são considerados preocupantes, mas um estudo mais aprofundado é realizado porque muitos casos nem mesmo são informados, e este é o maior problema, de acordo com a médica de Vigilância em Saúde da 10ª Regional, Lilimar Mori, porque é “importante saber o que acontece”.

“Tanto os agricultores, quanto as famílias e os consumidores perdem ao não relatar. A incidência de algumas doenças tem aumentado. Depressão, esquecimento, dificuldade na movimentação e até câncer. Inclusive, há um índice preocupante de suicídio no meio rural em decorrência de problemas psicológicos que surgiram pelo consumo excessivo de agrotóxico”, alerta.