Esportes

Regata que vai definir o pódio na classe de Scheidt é adiada

RIO ? Ventos fracos na raia do Pão de Açúcar levaram ao adiamento da regata que definirá as medalhas da classe Laser na vela, na qual compete o brasileiro Robert Scheidt. A prova será realizada na terça-feira, dia reservado para a classe em caso de imprevisto. A final feminina, no entanto, ainda pode ser realizada nesta segunda. A prova tem de começar até às 16h30m.

APP RIO OLÍMPICO: Baixe grátis o aplicativo e conheça um Rio que você nunca viu

Robert Scheidt 15.08

? Sabemos há quatro anos que a regata das medalhas vai ser nessa raia. É uma raia difícil, técnica. Hoje foi o primeiro dia do programa em que não tivemos vento. Temos de agradecer que a semana toda foi muito boa. Podíamos ter tido mais dias assim. Amanhã vai ser um bom dia ? disse o brasileiro.

Ao saber do adiamento, Scheidt protagonizou uma cena curiosa. Ele foi até a faixa de areia onde está o público que foi à Praia do Flamengo assistir à regata. Sua intenção era ver a família ? seu pai, Fritz, e seu filho, Erik, estão no local. Mesmo de óculos escuros, chamou atenção e recebeu vários pedidos de fotos. Com calma, atendeu a todos, mas não conseguiu falar com o pai.

Robert Scheidt estreia na Olimpíada

Scheidt está na briga pelo bronze, mas apenas uma jogada de sorte pode levar o bicampeão olímpico a seu sexto pódio. Ele chegou à última prova da Olimpíada do Rio em quinto lugar, com 87 pontos, dez a menos que o terceiro colocado, o neozelandês Sam Meech. Para subir ao pódio, precisa terminar a regata cinco posições à frente do rival. Ele também não pode ficar atrás do francês Jean Baptiste Bernaz e do britânico Nick Thompson.

Velas ao mar

A regata das medalhas vale o dobro da pontuação normal. Assim, o vencedor da prova soma dois pontos, o segundo lugar soma quatro, e assim por diante. Apenas os dez melhores velejadores da fase classificatória participam da regata. Na vela, o campeão é aquele que tem menos pontos acumulados ao longo de toda a disputa.

CHANCES DIMINUÍRAM NO ÚLTIMO DIA

As chances do brasileiro diminuíram muito no último dia de regatas de sua classe, no sábado passado. Scheidt havia terminado a sexta-feira em segundo lugar geral, apenas três pontos atrás do líder da flotilha. Mas, o 26º lugar na nona regata da Olimpíada fez o atleta se distanciar dos primeiro colocado. Para piorar, na última prova ele terminou em 11º, mas viu todos os seus adversários diretos na briga pelo ouro ocuparem as primeiras colocações.