Cotidiano

Refugiados na Grécia criam rádio na internet

ATENAS — Um grupo de migrantes e refugiados criou em Atenas a Shabab Radio, uma rádio na internet para contar a situação de dezenas de milhares de refugiados presos no país pelo fechamento das fronteiras.

“Todos somos Shabab, uma equipe internacional de locais, neolocais, locais temporários, cujos caminhos se cruzam em Atenas”, explicam seus fundadores em sua página na web.

Criada em 21 de maio, a Shabab (amigos, em árabe) emite sinal de Atenas em inglês, árabe, farsi (língua persa) e grego. Reúne sobretudo migrantes e refugiados de diferentes nacionalidades, com a pretensão de difundir um discurso intercultural.

“Todos temos origens diferentes, histórias que deixamos para trás, mas compartilhamos a única coisa que nos impede de dormir à noite: como fazer para que as pessoas se unam e compartilhem o que mais importa para a gente”, explica a equipe de rádio no Facebook.

Os programas, músicas e discussões se constroem pouco a pouco desde a criação da rádio.

A Grécia, principal porta de entrada em 2015 para mais de um milhão de migrantes que chegaram à Europa, acolhe atualmente mais de 57 mil migrantes, dos quais 8.700 chegaram depois do acordo entre a UE e a Turquia, e vivem em campos de detenção nas ilhas do Egeu.