Cotidiano

Reforma vai agilizar serviços à população

A primeira medida do mandato do prefeito Chico Brasileiro e do vice-prefeito, Nilton Bobato, é a reestruturação administrativa da Prefeitura de Foz. Dois projetos de lei foram encaminhados á Câmara com uma redução de 38 cargos comissionados e a valorização do servidor, que passa a ocupar funções técnicas.

O Projeto de Lei prevê alguns ajustes na atual estrutura organizacional do poder executivo, necessários neste início de mandato atrasado em razão das eleições suplementares, para dar celeridade nas ações planejadas na prestação do serviço público à população iguaçuense.

Segundo o vice-prefeito, Nilton Bobato, com todas as adequações expostas no projeto de lei haverá economia ao erário na ordem de até R$ 500 mil por ano, desta forma não causando impacto orçamentário-financeiro algum, estando devidamente provisionadas no Orçamento deste exercício financeiro.

Entre as mudanças previstas na reforma está a do gabinete do vice-prefeito. Essa será a primeira gestão onde o vice-prefeito também terá um gabinete, fazendo parte da estrutura organizacional do município como órgão de assessoramento ao prefeito, junto com uma Assessoria Técnica Especial, que está sendo retirada do gabinete do prefeito e uma Coordenadoria de Apoio ao vice que terão a função de assessorar o prefeito nos assuntos políticos, administrativos, sociais e econômicos.

“O vice passa a ter papel político e administrativo, e não apenas substituindo o prefeito quando estiver ausente”, explicou Bobato. Diversos outros setores terão novidades.