Policial

Reforma na PEC devem acabar com o cadeião, diz diretor do Depen

Fim do cadeião na região central foi principal ponto de discussão em reunião

Cascavel – A construção de uma nova Delegacia de Polícia Civil e o fim do cadeião na região central de Cascavel foram os principais pontos de discussão de um encontro de autoridades, realizado na sexta-feira (27), no gabinete do prefeito Edgar Bueno. Participaram da reunião o diretor-geral do Depen, Luiz Alberto Cartaxo, e o delegado-geral da Polícia Civil, Julio Cezar dos Reis, além de secretários e representantes de entidades.
Na sexta, acompanhados do delegado-chefe da 15ª SDP (Subdivisão Policial), Adriano Chohfi, Cartaxo e Reis realizaram uma visita ao Setor de Carceragem. O objetivo foi avaliar a atual situação do cadeião, que tem capacidade para 130 presos, mas atualmente abriga 474. O prefeito também acompanhou a vistoria.
Segundo Cartaxo, a abertura de novas vagas no sistema carcerário da cidade o fim do cadeião serão possíveis com a reforma da PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel).

“A expectativa de gerar as vagas suficientes para abrigar todos os presos do cadeião é uma realidade. Então, isso vai fazer com que tenhamos essa possibilidade de desativar definitivamente a 15ª SDP enquanto cadeia”, ressaltou.

De acordo Edgar Bueno, o objetivo é trabalhar para que a construção da Delegacia Cidadã seja totalmente concluída em 2016.

“A sociedade de Cascavel não quer mais esse ‘barril de pólvora’ no Centro. Temos um terreno onde dá para construir a Delegacia de Polícia Civil, a Delegacia Cidadã, Delegacia da Polícia Federal e o Instituto de Criminalística”, disse o prefeito.

Gladis Maria Tibola
Já a construção da nova sede da Escola Municipal Gladis Maria Tibola, que hoje funciona de forma provisória na Rua Erechim, foi colocada em segundo plano. O prefeito afirmou que a nova obra só será possível quando houver verba disponível.

“A questão da escola nós vamos encontrar outro local ali próximo, e resolver o problema quando o Município tiver orçamento para isso”, comentou.