Cotidiano

Reforma de escola continua sem prazo para terminar

Secretaria já notificou a empresa, que responde por um processo administrativo

Cascavel – Os intensos dias de calor registrados há alguns dias, só mesmo auxiliados por ventiladores e ar condicionados para se tornarem a salvação quando a temperatura bate recorde. Agora, imagine estudar em uma sala sem ventilador, sem ar condicionado e onde algumas janelas não podem ser abertas: é esta a situação que os alunos da Escola Municipal Emilia Galafassi vivem diariamente.

No local, a reforma da escola teve início em janeiro e, mesmo após os alunos terem iniciado as aulas com atraso no segundo semestre, além de terem tido que ser remanejados para outro espaço por alguns dias, a data para que a obra seja finalizada ainda não é certa.

“O que mais prejudica é a poeira, pois estão trocando os forros velhos pelos novos. Além disso, há o cheiro forte de tinta e como algumas janelas foram pintadas, não podemos abri-las”, lamenta a diretora da escola, Nilcéia dos Santos Raini.

O agravante se dá pelo fato da troca da fiação elétrica.

“Os ventiladores e ar condicionados foram retirados para a troca da fiação, então temos que ficar nas salas sem os aparelhos e, em algumas delas, com as janelas fechadas”, disse.

A obra teve prazo de término estendido por três meses, e até o fim do mês de outubro deverá ser finalizada. Neste período, a construtora trabalha nos corredores enquanto alunos estão em sala de aula.

“Devido ao histórico do andamento da obra nós acreditamos que ela não cumprirá este prazo. Ainda falta concluir a cisterna de prevenção de incêndio, parte do sistema elétrico e a pintura”, aponta Nilcéia.

O secretário de Educação, Valdecir Nath, informa que o departamento de compras já notificou a empresa, que responde por um processo administrativo.

“Diante da situação, é irrefutável a necessidade de dilação de prazo”, admite.

Caso estenda o prazo além de outubro, a construtora seguirá trabalhando sem aditivos.