Cotidiano

Reforma da Previdência será feita com igualdade e sem privilégios, diz Temer

BRASÍLIA – O presidente Michel Temer disse nesta terça-feira, por meio de seu porta-voz, Alexandre Parola, que a reforma da Previdência será feita com base no princípio de que “todos devem ser tratados de forma igual e sem privilégio”. A proposta só será detalhada depois que Temer retornar da viagem que fará à Índia e ao Japão ? entre sexta-feira desta semana e sexta-feira da semana que vem.

Na manhã desta terça-feira, O GLOBO mostrou que, com a reforma previdenciária, parlamentares podem perder direito a aposentadoria especial. O presidente Michel Temer confirmou a informação pela tarde em entrevista à rádio CBN. Em cerimônia no Planalto para firmar um acordo de cooperação com o Tribunal Superior Eleitoral, o presidente disse que pode haver sacrifícios, mas “todos colaborarão”.

? Todos devem ser tratados de forma igual e sem privilégios ? declarou o porta-voz, completando que o governo busca, com as mudanças nas regras da Previdência, “equidade e justiça”.

Quando voltar ao Brasil de viagem à Índia e ao Japão, Temer fará reuniões com centrais sindicais e líderes da base aliada na Câmara e no Senado, onde a reforma tramitará.

Ao regressar de sua viagem à Ásia, o presidente pretende discutir o mais amplamente possível a reforma da Previdência, com diálogos com trabalhadores e empregadores, membros da sociedade civil em geral, assim como líderes da Câmara e Senado para ouvi-los a respeito de tema que sabemos todos ser essencial ao país – disse Alexandre Parola.

Temer não quis comentar sobre a retirada de pauta do projeto que muda a lei de repatriação.

? A retirada de pautas de projetos é uma prerrogativa da Câmara dos Deputados ? limitou-se a dizer Parola, em nome de Temer.

Este foi o primeiro briefing do porta-voz, que foi anunciado pelo Planalto no dia 28 de setembro. No fim da noite desta segunda-feira, ele estreou em sua função dando declarações do presidente Michel Temer sobre a vitória do governo com a aprovação em primeiro turno na Câmara da proposta de emenda à Constituição (PEC) que limita o crescimento de gastos públicos nos próximos vinte anos.

O porta-voz também detalhou o programa de viagem de Temer à Índia, onde terá cúpula dos Brics e um encontro bilateral, e ao Japão, para uma visita oficial. A primeira-dama, Marcela Temer, também irá à Ásia, e fará a primeira viagem oficial internacional desde a efetivação do governo.