Cotidiano

Reforma da Previdência não será feita sob imposição, diz Meirelles

62863736_BRASIL - BRASÍLIA -BSB - 22-11-2016 - O ministro da Fazenda Henrique Meirelles durante entr.jpg

SÃO PAULO – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que a reforma da previdência é necessária para garantir o equilíbrio das contas públicas, mas ela não será feita sob imposição. Reforçou ainda que as mudanças busca uma melhoria de longo prazo e que nesse período ocorrerá mudanças em relação a quem comanda o Ministério da Fazenda e a Presidência da República.

previdência_0612

? É o Congresso que vai aprovar. Essa é uma proposta para início de debate. Vamos conversar com calma e tranquilidade — disse em palestra feita na União Geral dos Trabalhadores (UGT), em São Paulo.

Afirmou também que isso está sendo feito com a perspectiva de assegurar o crescimento futuro e não uma visão de curto prazo, lembrando que não ficará para sempre no cargo de ministro da Fazenda.

? Estou aqui hoje. Amanhã ser outro e depois outro. O presidente também. A sociedade é dinâmica. Mas estamos aqui e temos que fazer o melhor trabalho possível ? afirmou.

De acordo com ele, as queixas sobre a regra de transição para trabalhadores acima de 50 anos e trabalhadores acima de 45 anos são compreensíveis, mas isso foi feito com base nas expectativas demográficas.

Como disse em suas últimas palestras, Meirelles reforçou que o principal problema do país é o desemprego, mas que a criação de vagas de trabalho depende do crescimento econômico e esse só virá com as contas públicas em ordem.

? O país tem que crescer, mas para isso é preciso colocar as finanças públicas em ordem. Temos assegurar isso ? disse.