Política

Reforma administrativa será enviada em fases

A expectativa do governo é que todas as normas sejam aprovadas e implementadas até 2022.

Brasília – A reforma administrativa será enviada ao Congresso Nacional em fases e será composta por proposta de emenda constitucional (PEC), leis e decretos. A expectativa do governo é que todas as normas sejam aprovadas e implementadas até 2022.

De acordo com o secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, a PEC será enviada em fevereiro e que já poderão, no próximo mês, serem mandados alguns projetos de lei.

Uebel disse que o texto da reforma está concluído, mas os pontos não estão “100% fechados”. Ele afirmou que a reforma terá ajustes para os atuais servidores, mas não mudará pontos como estabilidade e salários. “Reforma não vai mudar estabilidade, remuneração ou postos de trabalhos dos atuais servidores. As mudanças mais estruturais serão para os novos funcionários”, afirmou. Ele ressaltou que os detalhes da reforma só serão anunciados em fevereiro.

Segundo o secretário, a PEC não tratará de salários de servidores nem para os novos contratados. Ele ressaltou que, na atual situação fiscal no País, não há recursos para aumento de salários. “Não existe espaço no orçamento neste momento para se falar em reajuste”, disse.