Cotidiano

Reforço nas doações

A semana começa com previsão de bastante frio em Cascavel. De acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), nesta segunda-feira (21) a temperatura mínima esperada é de 5°C, com máximas que chegam a 17°C. E o friozinho não para por aí, já que amanhã e quarta-feira (23) os termômetros devem registrar 7°C.

Mas toda esta mudança no clima tem trazido preocupação à assistente social Maria Luiza da Silva. Ela trabalha na captação de doadores de sangue para o Hemocentro, e conta que é só esfriar um pouco para que os estoques de bolsas de sangue baixem. “Qualquer mudança no clima interfere diretamente aqui”, diz.

Neste momento, a maior demanda é por dois tipos sanguíneos: A negativo e O negativo. Para que se mantenha um estoque regular são necessárias 80 doações todos os dias. O número, no entanto, é reavaliado pelo Hemocentro, que estuda aumentá-lo para 100.

“Em Cascavel há uma grande procura por conta dos pacientes oncológicos. Além disso, o número alto de acidentes de trânsito também faz com que se tenha uma demanda maior por doações. Tudo vai de acordo com o comportamento da população quanto à saúde”, afirma.

Horários
Para quem quer ser voluntário e ajudar a manter os estoques do Hemocentro, inclusive nos dias mais frios, basta ir até a unidade, que fica na Rua Avaetés, 370, Bairro Santo Onofre, das 7h30 às 11h ou das 13h40 às 16h. É possível ainda agendar um horário para coletar o material pelo (45) 3226-4549.