Cotidiano

Reforço ao pequeno produtor

Os alimentos que hoje chegam até a Feira do Pequeno Produtor são produzidos em grande parte pela agricultura familiar e em propriedades nos distritos de Cascavel. A produção do que sai do campo para ser vendida à população exige bastante esforço e no caso de feirantes que dependem da atividade leiteira o trabalho está ainda mais difícil. O município disponibilizou à subprefeitura máquina forrageira para garantir a silagem que alimenta os animais, e consequentemente, a produção do leite de qualidade.

Entretanto o equipamento foi furtado no ano passado. “Ela colhia até duas linhas da plantação e está fazendo muita falta”, comenta a produtora Ana Kelly dos Santos, que comercializa queijos na feira. Ela trabalha com o esposo em uma propriedade que tem aproximadamente 30 cabeças de gado leiteiro e afirma que o investimento de uma máquina dessa é inviável. “O custo é muito alto para quem tem pequenas propriedades e, além disso, há gastos também com manutenção da máquina”. Para não comprometer a atividade que garante o sustento da família ela contou ajuda com a associação de produtores do distrito. “Uma máquina foi cedida para que colher a forragem”, afirma.

Investimento

A prefeitura de Cascavel prevê a compra de duas colhedoras de forragens novas para serem utilizadas no Programa Porteira para Dentro. O aviso de licitação já foi publicado para a compra das máquinas que deverão ter o custo máximo de R$ 209.825. A abertura das propostas ocorrerá no próximo dia 2 de abril.

“Avançamos no programa de inseminação artificial e estamos aumentando o programa de apoio aos produtores de leite, para melhora da alimentação dos animais Por isso serão adquiridas as forrageiras para atender mais pequenos produtores rurais”, afirma a Secretaria de Agricultura.

Porteira para Dentro

Segundo levantamento da Secretaria de Meio Ambiente há mais de quatro mil produtores da agricultura familiar e pequenas propriedades atendidas pelo Programa Porteira para Dentro. A iniciativa está em vigor desde a publicação da Lei Municipal nº 5819/2011 no dia 4 de julho de 2011.

“A meta do programa é fomentar a atividade agropecuária rural nas unidades produtivas, por meio da implantação de ações visando à melhoria da infraestrutura e dos acessos viários das propriedades rurais no município e de suas instalações”, ressalta a secretaria ao acrescentar que as ações são organizadas e colocadas no cronograma de acordo com as solicitações feitas pelos produtores.

Serviços prestados

Os serviços prestados pela Secretaria de Agricultura por meio do programa são:

– abertura, conservação e manutenção das vias e acesso às propriedade rurais;

– terraplanagens para implantação de benfeitorias e instalações produtivas nas respectivas propriedades rurais;

– confecção de terraços (base larga) e outros serviços de conservação de água e do solo;

– abertura de valas, construção de silos, trincheiras, esterqueiras, açudes, reservatórios, bebedouros, limpeza de minas/nascentes.