Cotidiano

Reflexos do temporal no Oeste e Sudoeste ainda afetam cidades

As regiões têm sofrido com eventos climáticos severos frequentes, como o de domingo, com pancadas de chuva intensas e ventos que passaram de 90 km/hora

Reflexos do temporal no Oeste e Sudoeste ainda afetam cidades

Cascavel – O temporal que atingiu a região Oeste e Sudoeste no domingo deixou muitas cidades do Estado sem energia e, por consequência, com o abastecimento de água comprometido. Os municípios mais afetados foram Foz do Iguaçu, Toledo, Francisco Beltrão e Pato Branco.

As regiões têm sofrido com eventos climáticos severos frequentes, como o de domingo, com pancadas de chuva intensas e ventos que passaram de 90 km/hora. De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), os ventos mais fortes deste domingo foram registrados em Francisco Beltrão, no sudoeste, com rajadas de 95,8 km/h. Em Foz do Iguaçu os ventos chegaram a 95,4 km/h, já em Cascavel, 87,5km/h e Toledo 85,0 km/h.

Os estragos causados pelos raios e ventos fortes chegaram a interromper o fornecimento de energia a 343 mil domicílios em todo o Paraná, sendo 291 mil somente no Oeste e Sudoeste. Reflexo do temporal de domingo ainda pode ser registrado em algumas cidades.

Até a tarde de ontem (29), ainda restavam 1,9 mil ocorrências para atendimento, sendo 1,5 mil no Oeste e Sudoeste.

Árvores caídas sobre a rede, cabos rompidos e postes quebrados são os principais problemas, com o Oeste e Sudoeste contabilizando 16,5 mil domicílios sem energia até o final da tarde desta segunda-feira. Em Foz do Iguaçu, restavam 2,6 mil unidades consumidoras sem energia. Em Francisco Beltrão, eram 1,5 mil domicílios sem energia. Em Toledo, aproximadamente 1,4 mil domicílios com fornecimento interrompido e em Pato Branco, pouco mais de 400 domicílios sem energia.

 

Agricultura

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso o prejuízo na área rural do município ficou com conta da falta de energia. Segundo ele, as lavouras não sofreram tanto, contudo, as propriedades que precisavam de energia elétrica para realizar as produções, acabaram ficando no prejuízo. Em Ampére, no sudoeste do Estado, o vento destruiu aviários na comunidade da linha Santa Luzia.

 

Água

Na tarde de ontem (29), a maior parte das cidades do Oeste já estava com os sistemas de abastecimento operando normalmente. Em Braganey e Santa Lúcia o abastecimento foi completamente restabelecido, o mesmo acontecendo no distrito de Ouro Verde do Piquiri, em Corbélia, com normalização gradativa. Na região de Foz do Iguaçu, o poço que abastece Itaipulândia está sendo operado com gerador e a normalização do sistema estava prevista ainda para o fim da tarde de ontem

Em Toledo o abastecimento já foi normalizado e em Cafelândia a eletricidade também foi restabelecida, entretanto o nível de reservação de água é baixo, com normalização total do sistema já nesta madrugada.