Política

Refic ganha apoio da saúde

A adesão ao Refic (Refinanciamento Fiscal) da Prefeitura de Cascavel vem em ritmo prá lá de bom. Desde que começou, em 1º de setembro, já foram atendidos 4 mil contribuintes, totalizando R$ 5 milhões renegociados, volume considerado "altamente positivo" pelo secretário de Finanças, Renato Segalla.

"Numa projeção até o fim do prazo, caso esta movimentação continue, ultrapassaremos a estimativa inicial de R$ 25 milhões recuperados", comemora.

O Refic segue até 1º de novembro, com uma média de 500 pessoas por dia sendo atendidas por uma força-tarefa montada em frente ao auditório da prefeitura, pela Secretaria de Finanças. Em dias de maior movimentação, chega-se a atender até 700 pessoas, a maioria com pequenos débitos referentes a IPTU e à tava de coleta de lixo.

Mais saúde

A novidade a partir de hoje é que, quem ficar esperando pelo atendimento da equipe de Finanças, terá uma atenção especial. De acordo com Segalla, uma parceria com a Unipar (Universidade Paranaense) propiciará a realização de alguns procedimentos de saúde por formandos da área.

"Eles farão a verificação da pressão arterial; exame de glicemia e ainda prestarão esclarecimentos e informações sobre demais exames da área de saúde e biomedicina", detalha o secretário.

Quem pode aderir ao Refic

De acordo com a legislação aprovada pela Câmara de Vereadores, contribuintes com taxas e tributos em atraso até dezembro de 2016 têm o benefício de parcelar os débitos com descontos de até 95% nos juros e multas se o pagamento for feito em cota única. Caso a opção seja pelo parcelamento em 12 vezes, o desconto é de 75%, e 50% de desconto se as parcelas forem de 13 a 24 vezes.

“Em todas as situações o contribuinte é beneficiado, porque tem a oportunidade de regularizar a situação fiscal com descontos significativos de juros e multas e, ainda, poder parcelar a dívida”, orienta Segalla.