Cotidiano

Referendo sobre igualdade no casamento na Austrália é rejeitado no Parlamento

SYDNEY ? O Parlamento da Austrália rejeitou nesta terça-feira o referendo projeto de lei que legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo no país, provavelmente atrasando a proposta por alguns anos. Embora tenha defendido a igualdade no casamento, o partido trabalhista anunciou que não iria apoiar a votação prevista pela o governo.

Os partidários afirmam que um referendo é desnecessário, muito caro e que iria desencadear um debate público que poderia traumatizar jovens gays e lésbicas. Por outro lado, o Partido do Trabalho e outros partidos de oposição querem que o casamento do mesmo sexo seja aprovado pelo Parlamento imediatamente, o que os conservadores do governo são contra.

O governo centro-direita australiano introduziu a proposta ao Parlamento em setembro a fim de realizar uma votação pública sobre a legalização do casamento de pessoas do mesmo sexo em fevereiro de 2017.

O projeto precisava do apoio de alguns partidos de oposição já que o coalizão liberal-nacional formada pelo primeiro ministro Malcolm Turnbull tem apenas a maioria dos votos na Câmara dos Deputados, diferente do que acontece no Senado australiano. A rejeição à igualdade no casamento torna-se um golpe para Turnbull que viu sua popularidade cai em meio a frustração de não conseguir fazer jus à sua reputação progressista.