Policial

Refém de assalto é liberado na Operação "Esforço Integrado"

Durante a realização da Operação “Esforço Integrado”, a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e a Força Nacional realizaram a liberação de refém e recuperação de camionete roubada.

No domingo (24), por volta das 21h30, na Aduana do Paraguai foi dada ordem de parada a camionete Toyota/Hilux, prata, o condutor empreendeu fuga sendo contido por obstáculos na via.

O suspeito informou ter efetuado o roubo no momento em que a vítima saía do UPA do Bairro Morumbi. Em seguida, a Polícia Militar, informou que testemunhas viram a vítima ser sequestrada no momento do roubo. Interrogado a respeito, o suspeito confirmou o cárcere e indicou o local onde a vítima estaria sendo mantida em cativeiro, por um comparsa armado, até que o veículo fosse entregue no Paraguai.

A equipe da PRF,  com apoio da Força Nacional de Segurança,  deslocaram ao local informado e efetuaram a liberação da vítima, que estava em meio a um matagal. O comparsa que estava mantendo a vítima presa, conseguiu fugir. A vítima,  após resgatada seguiu com a Polícia Militar para 6' SDP para efetuar o registro da ocorrência. 

O suspeito será autuado pelos crimes de roubo de veículos,  sequestro e cárcere privado. O homem e o veículo foram encaminhados para 6' SDP da Polícia Civil para adoção das medidas cabíveis. 

A Operação " Esforço Integrado" foi criada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná, e é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI/F-PR). Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, e tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas áreas de fronteira, com foco no fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, de armas e de medicamentos, entre outros.

O Estado do Paraná possui 208 quilômetros de fronteira com o Paraguai e 230 quilômetros com a Argentina, abarcando em sua faixa de fronteira uma população de 5,5 milhões de habitantes; há uma estimativa de que ao longo do Rio Paraná e do Lago da Usina de Itaipu haja mais de 300 portos clandestinos, facilitadores para a entrada de produtos ilícitos no Brasil. Diante desse cenário, pretende-se com essa Operação o aumento da presença das forças de segurança, por meio de abordagens e bloqueios policiais, prisão de criminosos, prisão de foragidos, maior quantidade de apreensões e recuperação de veículos furtados ou roubados.

Participam da Operação: Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Polícia Federal, Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná, Corpo de Bombeiro, Polícia Civil do Paraná , Departamento de Inteligência do Estado do Paraná, Guardas Municipais, Agência Brasileira de Inteligência e Receita Federal.