Cotidiano

Rede social de perguntas e respostas ajudará gringos na Olimpíada

2016 911684090-in5ider - luiza figueira de mello2.jpg_20160524.jpg

Quem tem mais de 30 anos deve lembrar do 102, uma espécie de oráculo telefônico que passava o contato de quase tudo ? só não respondia questões filosóficas. Pois no começo deste mês entrou no ar uma rede social que promete aquietar a alma dos questionadores mais aflitos do Rio de Janeiro, de uma maneira muito mais hi-tech. O aplicativo In5ider funciona por meio de perguntas e respostas: você pede uma dica ou uma informação sobre algum serviço e recebe sugestões dos outros usuários.

A ideia é dar uma ajudinha para os turistas olímpicos nos próximos meses, mas, ao que tudo indica, os cariocas já estão lançando mão da rede social para resolver os pequenos pepinos do dia a dia. Luiza Figueira de Mello, uma das idealizadoras do projeto e editora de livros, conta que já publicou vários guias em papel, mas acredita que a vantagem do aplicativo é que ele não tem prazo de validade e tende a ser bem mais dinâmico.

? O uso do In5ider passa pela solidariedade do carioca, da pessoa que gosta de dar aquela dica que só ela tem. Temos um povo muito colaborativo. Por isso, a Copa deu tão certo ? aposta. ? E tem coisas que são inesperadas. Vem um turista japonês que perde a obturação? Ele faz o quê? Joga no In5sider! Vai que alguém conhece um dentista bilíngue?

Por ser feito a várias mãos, o aplicativo acaba dando sugestões inusitadas. Para uma pessoa que queria a dica de um café no Centro, um usuário recomendou o Curto Café (aquele transadinho do Terminal Menezes Côrtes). Um guia convencional seguramente iria sugerir uma opção mais clássica, como a Confeitaria Colombo, por exemplo.

Depois de quase um mês de uso, o aplicativo já reúne cerca de 500 pessoas, muitos brasileiros, portugueses (eles querem saber sobre Búzios e quais lembrancinhas comprar) e noruegueses. As dúvidas mais recorrentes, conta Luiza, giram em torno de gastronomia, noite e programas com crianças.

? Temos algumas pessoas bacanas, como a jornalista Antonia Leite Barbosa, do Agenda Carioca, produzindo dicas também. Muita coisa vai mudar nas Olimpíadas, inclusive horário de funcionamento,

e nenhum guia vai ser editado só para isso. A ideia é que essas pessoas se tornem multiplicadoras em suas próprias cidades. Nosso próximo passo será São Paulo ? avisa ela.