Cotidiano

Rede municipal vai iniciar ano com uniformes entregues

Desde que a distribuição se tornou obrigatória, esta é a primeira vez que as crianças terão os kits no início das aulas

Cascavel – Pela primeira vez desde que começaram a ser entregues na rede pública de Cascavel, em 2018 os estudantes vão começar o ano letivo uniformizados. A lei que criou o Programa de Distribuição dos Uniformes Escolares é de 2012, mas desde então os kits nunca foram entregues no início do ano letivo. Houve anos, inclusive, de as crianças só receberem os uniformes completos no último mês de aula.

A informação da previsão da entrega no início das aulas foi dada ontem pela secretária de Educação, Márcia Baldini. A Secretaria de Educação e o Comitê dos Uniformes já fizeram a vistoria das amostras entregues pelas empresas contratadas.

Várias melhorias foram apontadas depois das primeiras amostras e as novas versões estão melhores. “Apontamos necessidade de melhorias nos tênis e nos agasalhos, fizemos algumas modificações como deixar o bordado do brasão apenas na jaqueta, não só pensando em economia, mas para deixar o uniforme mais prático para o dia a dia e para as crianças”, ressaltou a secretária.

Serão entregues 31 mil kits de uniformes escolares para alunos de escolas e Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil). O investimento é de R$ 3,9 milhões, 31% abaixo do valor previsto inicialmente, de R$ 5,7 milhões.

O que mais chama a atenção é que empresas de Cascavel venceram 11 itens, segundo o Comitê dos Uniformes. Ou seja, com a produção em Cascavel, o investimento fica na cidade.

O Comitê destacou a participação da comunidade na compra dos uniformes: “Desse comitê, os pais, inclusive, fazem parte, como diretores de escolas, membros da Secretaria de Educação. E foram dadas diversas sugestões ao longo do processo”, lembrou o presidente do Comitê, Vanderlei Augusto da Silva.

Ele adiantou as novidades para o ano que vem: “Tem as sandálias para os bebês, que são mais versáteis; as meias antiderrapantes para eles, enfim, uniforme em si para as crianças de berçário e Cmei com melhor usabilidade”.

Jaquetas, camisetas, camisetas manga longa, moletom, calção, calça, shorts-saia, meias, tênis e sandálias também foram verificados por vereadores e demais membros da Secretaria. O principal questionamento do Legislativo é com relação à entrega no início do ano letivo, o que nunca ocorreu. “Se a administração atual consegue entregar, por que a anterior não conseguia?”, indagou o presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Paulo Porto.