Cotidiano

Recursos garantem melhorias em 13 escolas do NRE

A primeira fase do programa Escola 1000 do Governo do Paraná vai contemplar 13 colégios na abrangência do NRE (Núcleo Regional de Educação) de Cascavel, com o repasse R$ 100 mil para cada unidade.

O secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, José Richa Filho, entre outras autoridades, esteve ontem na sede do Núcleo para a assinatura de contratos que permitirão melhorias imediatas. “O futuro do nosso Estado e do País está em jogo, pois quanto melhor a condição dos colégios, melhor será a produtividade, tanto dos professores, como dos alunos”, destacou.

O Escola 1000 deverá atender mil colégios no Paraná. No NRE de Cascavel, a iniciativa permitirá obras de reformas em 44 escolas até o fim do ano, com aplicação de R$ 4,4 milhões, ao contrário do que havia sido divulgado anteriormente pela reportagem.

Diante de ajustes, fiscais e economias com licitações, o secretário de Infraestrutura e Logística afirma que já é possível pensar em novos projetos. “Isso permite que com o saldo a gente possa anunciar em breve a ampliação desse programa”, explica.

A chefe do NRE de Cascavel, Inês Inez Dalavechia, comemora os investimentos em colégios que há tempos aguardam por isso. “O Colégio Estadual Octávio Tozo não tinha condições de reforma em função da dominialidade do terreno e agora, por ser uma verba livre, foram destinados recursos e inclusive a empresa já iniciou reparos”, comenta.

Outro local atendido é o Colégio Estadual Marilis Faria Pirotelli. “A comunidade decidiu, em audiência pública, reformar o refeitório, o auditório e a cozinha. Uma das quadras esportivas receberá pintura, além das salas de aula e em três delas haverá troca do piso”, afirma a diretora Luciana Paulista da Silva.