Cotidiano

Recuperação da crise ?já terminou em grande parte?, diz membro do Fed

ATLANTA – A recuperação da crise econômica “já terminou em grande parte” e as autoridades dos Estados Unidos agora deveriam abordar temas de longo prazo, como a necessidade de aumentar a produtividade, afirmou nesta segunda-feira o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de Atlanta, Dennis Lockhart.

A economia está próxima do pleno emprego, a inflação avança em direção à meta de 2% do Fed e o país parece encaminhado para registrar um crescimento estável em torno de 25% ao ano, afirmou a autoridade, que deve se aposentar no próximo mês.

Depois de anos em que o Fed foi o principal agente de estabilização da economia, o membro da entidade afirmou que é tempo de iniciar uma transição para um debate diferente sobre como impulsionar a produtividade, elevar o investimento e tentar conter as tendências que são obstáculos para o crescimento.

? A tarefa da recuperação cíclica está majoritariamente terminada. O Federal Reserve está bastante próximo de conquistar os objetivos de política de seu mandato: emprego pleno e preços estáveis ? afirmou Lockhart em discurso sobre estratégias econômicas em evento em Atlanta. ? Como está posicionada nossa economia para o futuro? Esta é uma pergunta-chave. A economia hoje está bem posicionada para uma expansão moderada e condições que melhoram progressivamente. Mas é menos claro que a economia esteja pronta para o surgimento de um crescimento acelerado sobre uma base sustentável.

As mudanças regulatórias, tributárias e outras necessidades são “mais do domínio do Congresso, governo e do setor privado”, afirmou.

? É tempo para o Fed e a política monetária mudarem para assumir um papel secundário.

Em discurso preparado, Lockhart não indicou quando espera que o banco central suba novamente as taxas de juros, ainda que tenha sinalizado elevações de maneira gradual.

Em sua última reunião, em dezembro, o Fed aumentou os juros em 0,25 ponto percentual para a faixa entre 0,5% e 0,75%. A autarquia indicou que o ritmo de ajustes poderia se acelerar.