Cotidiano

Reconstrução após a chuva

O sol voltou ontem e as equipes da Secretaria de Serviços e Obras Públicas tiveram muito trabalho para amenizar diversos estragos resultantes do excesso de chuvas registrados na pavimentação asfáltica nas últimas semanas, principalmente em vias que têm mais de duas décadas, a exemplo de bairros como Cancelli, Pacaembu, Parque São Paulo, e de vias de ligação como a Tito Muffato, Europa, entre outras, que têm pavimento antigo que se agrava com o grande volume de água, além de abrir novos buracos na pista.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Obras, Jorge Lange, as duas equipes que fazem o serviço de tapa-buracos saíram cedo para as ruas, pela primeira vez neste mês de novembro, devido à chuva. Uma seguiu para a Tito Muffato, na zona oeste da cidade, e a outra para os binários.

"São cerca de 30 toneladas/dia de massa asfáltica somente para amenizar esses estragos. Temos seguido o volume de reclamações que chegam por meio do Particity, do 156, dos vereadores que nos alcançam e da comunidade para definir as prioridades, uma vez que a situação está generalizada em toda a cidade", detalhou.

Rompimento de bueiro

Outra equipe de Obras, que atua somente com bueiros, trabalhou nesta manhã na Rua Antônio Damian, onde ocorreu o rompimento de um bueiro na travessia que dá acesso ao loteamento Novo Milênio. O estrago foi tamanho que não há possibilidade de recuperação, uma vez que dois tubos metálicos com diâmetro de 2,50 metros cada foram corroídos e romperam-se.

De acordo com Jorge Lange a equipe da Sesop está realizando a topografia do local para elaborar o projeto e fazer o orçamento de uma nova obra, o que deve levar mais alguns dias. "Teremos que licitar ou, devido à emergência para liberar esta importante via, pedir dispensa de licitação. Estamos avaliando com o prefeito, ainda".

Interior

Já no interior, as equipes ainda estão tendo dificuldades para retomar os serviços. Nos últimos 15 dias, foram apenas dois ou três de trabalho efetivo. "Não temos como movimentar a terra molhada, pois isso acaba prejudicando ainda mais as condições da estrada", detalha o secretário de Agricultura, Agassiz Linhares Neto.

Ontem, uma equipe trabalhava emergencialmente no término de um bueiro que caiu na Colônia Melissa. Outra na divisa de Corbélia e outra em Rio do Salto. Amanhã um grupo segue para a Linha Bebber.