Cotidiano

Recomendação de exercícios da OMS não é suficiente para combater doenças

RIO — Os exercícios físicos são grandes aliados na prevenção de doenças, tanto que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que todas as pessoas pratiquem um mínimo de atividades. A recomendação é de 600 equivalentes metabólicos (MET, na sigla em inglês) por semana, algo como 150 minutos de caminhada, ou 75 minutos de corrida, mas um estudo publicado nesta terça-feira no periódico científico “BMJ” afirma que é pouco. A sugestão, para realmente ter benefícios para a saúde, é de 3.000 a 4.000 METs, de cinco a sete vezes o aconselhado pela OMS.

Os pesquisadores revisaram 174 estudos sobre a relação entre a prática de atividades físicas e o risco do desenvolvimento de câncer de mama e de cólon, diabetes, doença arterial coronariana e derrame cerebral. Apesar de todos indicarem que quanto maior o volume de exercícios, menor o risco, os ganhos substantivos só ocorrem em indivíduos que praticam acima de 3.000 METs/semana.

Por exemplo, no diabetes o risco de desenvolvimento da doença é 2% menor para quem cumpre as recomendações da OMS, de 600 METs por semana, percentual que sobre para 21% para indivíduos que praticam mais de 3.600 METs de atividade física semanal. Pode parecer muito, mas basta incluir algumas atividades no dia a dia.

“Para alcançar 3.000 METs/semana, a pessoa pode subir escadas por dez minutos, aspirar o chão por 15 minutos, cuidar do jardim por 20 minutos, correr po 20 minutos e andar até o transporte público por 24 minutos diariamente”, aponta o estudo, liderado por pesquisadores da Universidade de Washington, em Seattle.

— É importante lembra que toda atividade conta e uma boa forma de aumentar a atividade física diária é simplesmente incorporá-la ao cotidiano — disse Simon O’Neill, diretor da ONG britânica Diabetes UK, em entrevista ao “Guardian”. — Por exemplo, saltar do ônibus um ou dois pontos antes ou andar até o mercado. Também tente descobrir atividades prazerosas, como dançar, pedalar ou cuidar do jardim.