Cotidiano

Recife: Petista faz último dia de campanha antes do primeiro turno em mercado popular

RECIFE? No último dia de campanha antes do primeiro turno, o candidato do PT à prefeitura de Recife, João Paulo, escolheu o Mercado de Afogados, no Centro, como cenário de sua luta para levar a disputa para o segundo turno. Seu principal adversário, Geraldo Julio (PSB), afilhado político de Eduardo Campos (falecido em 2014), busca a reeleição e pode ganhar já neste domingo.

? Acho que vai ter segundo turno com uma diferença de cinco a oito pontos de desvantagem pra gente ? calcula João Paulo.

No mercado, João Paulo saiu cumprimentando feirantes e clientes. Muitos paravam para reclamar de algo que não funciona na cidade, para abraçá-lo ou tirar fotos. Esgueirando-se entre barracas de frutas e verduras, carnes, queijos, roupas, ferragem, galinhas e cabras, o petista não raro despertava reações empolgadas de simpatizantes que chegavam a cantar a música da campanha: “Recife do povo de novo”. No fim das quase duas horas que passou por lá, já estava sendo chamado de “João do povo” por alguns. Em todo o tempo que o petista ficou no mercado, foi abordado por dois clientes de forma hostil.

? Meu voto é Temer! Ele vai tirar toda essa roubalheira de vocês do PT ? gritou um senhor, que passava com duas sacolinhas de compras nas mãos.

? Fora PT! ? bradou outra senhora, em em outro momento.

De camisa social vermelho escuro, suando sob o forte calor, João Paulo disse ao GLOBO que apesar do mal momento que o PT enfrenta no cenário nacional, aqui em Recife outros fatores o favorecem, neutralizando parcialmente a rejeição a seu partido.

? Eu fui prefeito por dois mandatos (de 2000 a 2008). As pessoas aqui me conhecem. Encontro muita gente que se beneficiou pelas políticas públicas que a gente implementou ? disse.

Segundo ele, sua maior dificuldade é entre os jovens, que não têm lembrança de sua gestão. A escolha dos locais onde João Paulo fará atos de campanha é feita pela equipe de mobilização, que vai a cada lugar antes da passagem do petista para sentir a temperatura, definir o roteiro e checar a recepção ao candidato. João Paulo ainda participa neste sábado de uma carreata pelos bairros de Recife. Já Geraldo Julio optou por encerrar sua campanha neste primeiro turno com duas carreatas. Fez uma pela manhã, e fará outra à tarde.