Cotidiano

Recicláveis são transformados em canteiros de flores e horta

Os trabalhos têm envolvimento de toda a comunidade escolar

Santa Tereza do Oeste – Materiais que iriam para o lixo são reaproveitados e ganham valor em Santa Tereza do Oeste. Um projeto desenvolvido em parceria com o grupo do Coletivo Educador e de gestores em educação ambiental do município transformou o pátio da Escola Municipal Helio Balarotti em um local mais bonito com canteiros de flores e horta sustentáveis. 

Os trabalhos têm envolvimento de toda a comunidade escolar. Com pneus que foram doados à escola foram feitas jardineiras e garrafas pet arrecadadas pelas turmas do 1º ao 5º ano ajudaram a separar canteiros e uma pequena horta.

“Os professores trabalham conteúdos sobre a sustentabilidade ambiental com os alunos e tudo o que eles apreendem é colocado em prática, desde o reaproveitamento dos recicláveis até os cuidados com as plantas”, comenta a diretora Marli Terezinha Rangetti.

Pais dos estudantes também colaboraram com um mutirão na escola para limpeza e pintura dos pneus. O projeto-piloto na escola terá continuidade no próximo ano.

“Contamos com um espaço que será aproveitado para ampliar a horta e vamos manter as atividades com as garrafas pet”, acrescenta a diretora.

(Com informações de Romulo Grigoli)