Cotidiano

Reciclar é Preciso: Saiba como funciona o serviço de coleta seletiva em Cascavel

Cidade está dividida em 33 setores dos quais nove recebem a coleta duas vezes na semana e os outros 24 setores uma vez na semana

Reciclar é Preciso: Saiba como funciona o serviço de coleta seletiva em Cascavel

O Programa Reciclar é Preciso, nome dado à coleta seletiva em Cascavel,  está funcionando normalmente neste início de ano. Até mesmo durante a pandemia funcionou ininterruptamente, por ser considerado um serviço de extrema necessidade. O serviço conta com uma estrutura de coleta com sete caminhões e 23 coletores que realizam o trabalho em toda a cidade.

Cascavel está dividida em 33 setores dos quais nove recebem a coleta duas vezes na semana e os outros 24 setores uma vez na semana. A coleta seletiva é feita de segunda a sexta feira das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 12h.

O material coletado é encaminhado para as cooperativas de catadores, credenciadas por meio dos ecopontos. Atualmente estão em funcionamento os ecopontos dos bairros Santa Cruz, Melissa e Veneza. Em fase de conclusão estão as unidades do jardim Brasília e Quebec, além do ecoponto da rua Manaus, que está desativado, pois vai passar por reformas.

“A coleta seletiva em nossa cidade iniciou no final do ano de 2009 e se você ainda não participa entre em contato pelos telefones 3902-1392 e receba mais informações sobre o dia de coleta em seu bairro e peça a sua sacola de ráfia para a separação dos materiais, que chegará em sua casa com um folder educativo que explicará como fazer a separação dos materiais recicláveis”, explicou o secretário Nei Haveroth, que concluiu dizendo que “cada um fazendo a sua parte, faremos um meio ambiente melhor para todos”.

 

 Coleta de volumosos

“Além da coleta de materiais recicláveis, a prefeitura através da Secretaria de Meio Ambiente disponibiliza a população a coleta de resíduos volumoso (sofás, eletrodomésticos de grande volume, móveis em geral) através de agendamento prévio pelo telefone 3902 1392”, explica Haveroth.