Cotidiano

Recessão mais do que dobra taxa de desemprego entre idosos

office-space-1239189-1599x846.jpg

IDOSOS

RIO – A recessão que castiga o mercado de trabalho há dois anos levou a taxa de desemprego entre os idosos mais do que dobrar no período. De acordo com estudo divulgado pelo IPEA nesta terça-feira, o desemprego entre as pessoas com mais de 59 anos passou de 2,05% no último trimestre de 2014 para 4,75% no segundo trimestre de 2016 – alta de 132%. Quando se observa a dinâmica do mercado de trabalho em 2016, a piora para esse grupo é ainda maior. Enquanto entre os jovens, que têm a maior taxa de desemprego, ela se estabilizou na casa dos 26%, entre os idosos o salto foi de 44% – passou de 3,29% no primeiro trimestre para 4,75% no segundo trimestre deste ano.

O coordenador da publicação, o técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea José Ronaldo Souza Jr, explica que, o aumento do desemprego entre o grupo de maior faixa etária ocorreu não devido a demissões, mas principalmente pelo aumento do número de idosos procurando emprego. Os números mostram que a quantdade de pessoas dessa faixa etária trabalhando inclusive cresceu durante a recessão. Era de 20,7 milhões ao final de 2014 e chegou a 21,4 milhões em junho de 2016. No mesmo período, o número de desempregados nesse grupo quase dobrou. Passou de 545 mil no final de 2014 para 1 milhão em junho de 2016.

? Apesar de ter uma questão demográfica aí, ou seja, mais pessoas completaram 60 anos nesse período, muitos idosos tiveram de deixar a inatividade para procurar trabalho. O problema é que esse grupo tem dificuldades de se inserir primeiro porque estava fora do mercado, segundo, porque se questiona, muitas vezes, o quão produtivos ainda são ? avalia Souza Jr.

Segundo o técnico do Ipea, eles são vistos pelos empregadores como uma mão de obra experiente mas que, pelo avançar da idade, podem ter perdido a capacidade para alguns trabalhos, como os que exigem força física. Têm mais chances de ser inseridos em funções operacionais, como é comum nas redes de varejo e cargos de coordenação, em razão da experiência.

A demógrafa Ana Amélia Camarano, especialista em estudos sobre envoelhecimento da população brasileira, diz que a dificuldade de idosos serem contratados é fruto de preconceito:

? Os empregadores preferem contratar uma pessoa de 40 anos, porque para ele pode pagar um salário menor, e não terá de fazer adaptações no ambiente de trabalho. Também há receio das empresas de que os idosos não consigam se adaptar às novas tecnologias.

Ambos analisam que essa realidade terá de mudar no futuro, já que a população brasileira caminha para um maior envelhecimento e redução da população jovem. Um terço da população brasileira será formada por pessoas com 60 anos ou mais em 2060. Serão 73,5 milhões entre os 218,1 milhões habitantes do país. Em 2045, a população brasileira já começará a diminuir, segundo as projeções do IBGE. Dessa forma, o mercado de trabalho teria de se adaptar a uma mão de obra mais velha.

? No futuro, os idosos serão melhor absorvidos pelo mercado, mas isso ocorrerá não por uma questão cultiral, mas pela escassez de mão de obra jovem. É uma mudança de perfil da população ocupada que obrigará investimentos em mobilidade urbana adequada e adaptações no ambiente de trabalho para receber os mais velhos ? diz Ana Amélia.