Cotidiano

Receitas do Alibaba disparam 54% no 3º tri, e empresa eleva projeção

DAVOS-MEETING_OLYMPICS-ALIBABAPEQUIM – A gigante chinesa do comércio eletrônico Alibaba superou as expectativas do mercado no terceiro trimestre, quando suas receitas dispararam 54%. O incremento se deve ao foco mais intenso em atividades na nuvem e mídias digitais, assim como ao desempenho de seu negócio principal.

O Alibaba tem buscado outras fontes de receita ? como computação na nuvem, inteligência artificial e projetos de logística ? para compensar a saturação do e-commerce chinês, que já começa a dar seus primeiros sinais. No anúncio dos resultados nesta terça-feira, a empresa informou que vai elevar sua projeção para a receita em 2017: de avanço de 48% para crescimento de 54%.

Nos últimos meses, executivos, incluindo o fundador Jack Ma, identificaram o Alibaba como uma empresa de dados, minimizando o papel do varejo on-line no futuro da companhia.

A receita da empresa com e-commerce representou 87% do total nos terceiro trimestre de 2016, menos que os 92% do mesmo período do ano anterior. Ao todo, a receita nesses três meses foi de 53,2 bilhões de yuans (US$ 7,76 bilhões), enquanto a média de analistas ouvidos pela Reuters era de US$ 50,1 bilhões.

Já o lucro atribuível aos acionistas avançou 43%, a US$ 2,57 bilhões, ou US$ 1 por ação.

No negócio digital e de entretenimento, a receita disparou 273%, a 4,063 milhões, ao passo que no negócio de computação na nuvem essa alta foi de 115%, a 1,764 milhão.