Cotidiano

Receita: pé de moleque com chocolate ? um toque alemão no arraiá

INFOCHPDPICT000059319592-181.jpgRIO? Nas festas juninas, só dá ele. Docinho típico dos arraiais, e também ícone da cultura brasileira, o pé de moleque tem uma legião de fãs. Na receita tradicional, o amendoim torrado é misturado com rapadura derretida ou com caramelo. Mas para dar um sabor especial, a chocolatier Elisabeth Goldman Birman, CEO da Katz Chocolates, lembrou-se dos conselhos da avó alemã e adicionou um ingrediente para lá de venerado, seja na Alemanha ou aqui: o chocolate.

? Minha motivação foi juntar duas tradições: a dos chocolates alemães, com os quais sempre estive muito próxima em função da minha avó, e a dos doces populares brasileiros. Os alemães foram dos primeiros a criar combinações inovadoras, como chocolate com avelã. A ideia foi seguir a vocação histórica e apresentar uma nova versão do pé de moleque.

Pé de moleque com chocolate

Ingredientes:

700g de chocolate Katz;

500g de amendoim sem pele e sem sal;

Modo de preparo

Pique o chocolate Katz em pedaços, coloque-o em uma panela e derreta em banho-maria. Depois jogue o conteúdo derretido em uma superfície lisa, limpa e seca (pode ser em uma bancada de mármore). Isso causará um choque térmico.

Volte o chocolate para a panela e misture com o amendoim. Forre um tabuleiro (40x50cm) e com plástico de de forma que “sobre” nas bordas; então, coloque a mistura.

Em seguida, leva rapidamente à geladeira até sentir que a mistura não está mais colando na mão. Retire da forma segurando pela borda do plástico e corte em quadradinhos.

Rendimento: 80 pedaços, cortados em um tamanho de 3x3cm. Aproximadamente 1kg.