Política

Receita Estadual: Mais de 40 auditores entregam os cargos

A principal teoria é de que o diretor-geral Fernandes dos Santos teria batido de frente com o secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior. E se deu mal

Curitiba – Mais de 40 auditores fiscais da Receita Estadual, que ocupavam cargos de chefia, pediram exoneração do cargo. As cartas foram apresentadas na semana passada.

A debandada gerou bastante especulação ontem, quando o assunto veio à tona. A principal teoria é de que o diretor-geral Fernandes dos Santos teria batido de frente com o secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior. E se deu mal.

Por outro lado, a tentativa de colocar João Luiz Giona Junior no lugar de Fernandes não foi bem recebida e todas as chefias de setor colocaram os cargos à disposição.

Giona Jr já comandou a ParanáPrevidência e foi superintendente do COE/Sefa na gestão de Cida Borghetti.

Para pôr panos quentes, o secretário estaria propenso a pôr Fernandes no Conselho de Contribuintes, onde ele já atuou.

Mas o problema não se resolveu. Isso porque fontes ligadas ao setor dizem que Garcia estaria articulando para trazer gente de fora para a equipe, informação que ganha força pelo fato de o próprio secretário ter atuado no Rio de Janeiro.

Outro lado

Em nota, a Secretaria da Fazenda informou que “o pedido de exoneração de servidores em funções de confiança na Secretaria de Estado da Fazenda e da Receita Estadual é natural em razão das mudanças promovidas na diretoria-geral da pasta e na coordenadoria do Fisco. A medida assegura autonomia aos novos gestores para a indicação de profissionais que ficarão responsáveis pelas diversas atribuições administrativas dos órgãos”.

Conforme a assessoria, parte dos exonerados poderá ser reaproveitada e nomeada novamente.