Cotidiano

Receita e PF desarticulam quadrilha que fraudava declarações do IR

policia-federal.jpg BRASÍLIA – Uma operação em conjunto entre Receita e Polícia Federal desarticulou uma quadrilha especializada em obter restituições indevidas de Imposto de Renda Pessoa Física. A quadrilha, que atuava em um escritório de contabilidade, inseria falsas despesas dedutíveis ? médicas, com educação, pensões alimentícias e dependentes inexistentes ? nas declarações de contribuintes para aumentar os valores restituídos. No total, 22,1 mil declarações foram fraudadas, o que gerou restituições orçadas em R$ 380 milhões.

Os policiais e auditores fiscais da operação, que recebeu o nome de Ablacto, cumpriram oito mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo e Peruíbe, na Baixada Santista. A Justiça Federal determinou o bloqueio de imóveis e ativos financeiros pertencentes ao chefe da organização criminosa.

Ao término das apurações, a Receita deve enviar ao Ministério Público os nomes dos contribuintes que procuraram o escritório para serem beneficiados com as falsas restituições. Estão envolvidas pessoas de São Bernardo, Diadema, Guarulhos, Osasco, São Caetano do Sul, Mauá, Santo André, Campinas, Santos, Indaiatuba e outras cidades da região.