Cotidiano

Receita: ceviche de robalo e leite de tigre de maracujá

RIO — Cebiche, cerviche, seviche ou ceviche, a grafia não é tão importante se comparada à origem do prato. A iguaria típica dos países hispânicos da América Latina, em especial do Peru, ganhou um dia para chamar de seu. Comemorado em 28 de junho, a data celebra a cultura peruana e o povo Mochica, autor da receita mais antiga do quitute. Para a comemoração, a chef chilena Alejandra Faúndez criou uma sugestão com robalo e leite de tigre de maracujá.

 

Ceviche de robalo com leite de tigre de maracujá:

Rendimento: 4 porções

 

Ingredientes:

600g de robalo (filés sem espinhas);

2 cebolas roxa;

50 gramas de milho cozindo congelado;

4 ramos de coentro;

2 pimentas dedo de moça;

5 pedras de gelo

 

Ingredientes do leite de tigre de maracujá:

4 limões sicilianos;

2 maracujás;

pedaços de peixe a gosto;

3 aipos;

1 grama de glutamato monossódico;

Sal a gosto

 

Ingredientes do chips de batata baroa:

1 unidade de batata baroa

400ml de óleo

80 ml de vinagre de vinho tinto

 

FINALIZAÇÃO:

2 porções de Chips de batata baroa

2 galhos frescos de coentro

 

Modo de preparo do ceviche:

Limpe os peixes retirando todos os pontos escuros e gordurosos. Corte o robalo em cubos de meio centímetro e guarde na geladeira.

Modo de preparo do leite de tigre de maracujá:

Esprema o limão e coe o suco. Extraia o sumo do maracujá e coe. Numa panela, coloque colocar o sumo dos cítricos, as aparas de peixe, o aipo e um galho de coentro. Temperar com glutamato monossódico e sal. Deve ficar com sabor de água do mar (salgadinho). Aquecer a mistura sem ferver, coar bem e deixar descansar. Colocar na geladeira até ficar bem gelado, e retire somente na hora de servir. Isso evita que os cítricos amarguem.

Corte a pimenta em cubinhos pequeno, retirando as veias e as sementes e reserve. Corte a cebola em fatias finas e lave em água corrente. Depois deixe em água gelada e açúcar por alguns minutos, escorra e coloque na geladeira para mantê-la crocante. Cozinhe o milho e deixe esfriar.

Pique o coentro grosseiramente e misture o leite de tigre, a pimenta, a cebola, ponha sal e algumas pedras de gelo.

Modo de preparo do chips de batata baroa:

Descasque a baroa em fatias bem finas e lave até que a água saia transparente. Depois, coloque em um pote e cubra com água gelada e acrescente vinagre.

Frite um punhado de batada em uma panela com óleo aquecido e deixe até ficar em um tom claro de dourado. Cuidado para não colocar batatas demais, isso atrapalha a fritura.

Finalização:

Coloque colocar o ceviche num prato fundo acompanhado com milho, coentro picado e chips de batata baroa. O leite de tigre pode ser servido em um copinho por separado.