Cotidiano

Receita: aprenda os segredos de mini arroz de polvo

59477667_RG - Sabores de Ricardo Ferreira - Salt - Festival Gastronômico de Búzios - 15º Festival Ga.jpgRIO? Desde que abriu o Salt, há cinco anos, o chef Ricardo Ferreira faz questão de estar à frente de tudo na cozinha do restaurante, em Búzios.

? Adoro ter o contato direto com o cliente ? diz o chef, de 34 anos, nascido em Florianópolis.

Aqui, Ricardo ensina a fazer um mini arroz de polvo com açafrão, aipo e crispy de cebola, cuja receita ele compartilha nesta página.

? É um prato contemporâneo com um quê oriental ? explica Ricardo.

Mini arroz de polvo

Ingredientes:

300g de mini arroz;

600g de polvo

1 cenoura média;

1 limão;

20g de manteiga;

3 dentes de alho;

2 taças de vinho branco seco;

4 colheres de sopa de azeite;

1 colher de sopa de páprica;

1 colher de sopa de açafrão-da-terra;

2 colheres de sopa de suco de gengibre;

1 talo de salsão picado em cubos;

1 cebola cortada e rodelas finas;

2 grãos de pimenta-do-reino;

1 folha de louro;

1 maço de salsa;

sal a gosto.

Ingredientes do caldo de legumes:

2 cebolas grandes;

2 cenouras grandes;

1 alho-poró;

3 talos de salsão;

2 colheres de sopa de manteiga;

1 maço de salsinha;

1 folha de louro;

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

1. Coloque o polvo limpo e inteiro numa panela com o vinho branco e dois litros de água. Junte o salsão e a cenoura cortados em cubos, o limão em gomos, o louro, as pimentas, dois dentes de alho e as folhas de salsa. Cozinhe em fogo médio por cerca de meia hora. Desligue o fogo e deixe o polvo esfriar no caldo do cozimento. Retire e corte em bastões.

2. Em paralelo, prepare o caldo. Corte a cebolas, as cenouras, o alho-poró e o salsão em pedaços pequenos. Refogue-os na manteiga. Junte a salsinha picada, o louro, tempere com sal e pimenta e mexa. Junte três litros de água fervente e deixe cozinhar por cerca de uma hora. Retire a espuma que vai se formando durante o cozimento. Passe os legumes por uma peneira e incorpore-os ao caldo.

3. Coloque o caldo de legumes numa panela, leve ao fogo, junte meio copo do caldo de cozimento do polvo, um dente de alho picado, o talo de salsão picado, o azeite e o açafrão-da-terra. Quando começar a ferver, junte o arroz e os pedaços do polvo. Salgue e deixe cozinhar por cerca de quinze minutos, até o arroz ficar al dente. Desligue o fogo, acrescente a manteiga e a páprica e misture bem. Se necessário, corrija o sal. Tampe a panela e deixe repousar por dois ou três minutos. Misture a salsa finamente picada e sirva bem quente.

Obs: Passe a cebola na farinha de trigo e frite. Sirva por cima do risoto.