Policial

Rebelião na Penitenciária Estadual de Londrina já dura oito horas

Onze detentos do seguro foram feitas reféns

Londrina – A situação na PEL (Penitenciária Estadual de Londrina) é tensa. Há mais de oito horas presos que estavam no pátio de sol iniciaram uma rebelião, por volta das 10h desta terça-feira. De acordo com a assessoria de imprensa do Depen (Departamento Penitenciário), os reféns, onze no total, seriam presos do considerado seguro, que foram detidos por crimes sexuais.

Dentre as reclamações dos presos está a superlotação, já que a Penitenciária possui capacidade para pouco mais de 920 pessoas e abriga mais de 1.200, além das condições precárias. Segundo informações da imprensa local, há vários dias os detentos reclamam de racionamento de água e comida e na semana passada já haviam anunciado a possibilidade de uma rebelião.

Extraoficialmente existe a informação de que as 30 alas da penitenciária estão dominadas pelos presos. Vale ressaltar que na segunda-feira (5), o Estado conseguiu em sua terceira tentativa contratar a empresa que deve consertar os estragos deixados na rebelião da PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel), em agosto do ano passado.

Não há informações sobre feridos, uma vez que um detento foi jogado amarrado pelos pés, de cima do telhado da Penitenciária. Uma comitiva do Governo do Estado foi até Londrina para negociar com os presos.