Cotidiano

'Ready-made' de Marcel Duchamp será vendido no próximo mês

RIO ? A versão original de “Porte-bouteilles”, de Marcel Duchamp, um dos principais representantes do movimento artístico conhecido como dadaísmo, será vendida no próximo mês pela fundação do artista americano Robert Rauschenberg, como informou o New York Times.

A escultura é uma das cinco “ready-mades” restantes do artista, que recriava o valor de objetos comuns em obras de arte. A peça será o elemento central de uma mostra na Galeria Thaddaeus Ropac, em Paris, no dia 20 de outubro, e será a única obra à venda.

O valor, no entanto, não foi divulgado, mas a equipe da fundação Robert Rauschenberg garantiu que a peça será destinada ao acervo de museus.

“Esse foi o combinado, a obra não pode ser de um comprador particular”, disse Thaddaeus Ropac, dono das galerias de Paris e Salzburgo. “Nós queremos apresentá-la em uma exposição com o seu próprio catálago, em vez de deixá-la em uma quarto escuro. Já temos uma lista de museu em mente”.

As obras de Duchamp conhecidas como “ready-mades” raramente aparecem à venda. Por conta disso, Bruno Jaubert, curador de obras de arte, diz que é muito difícil estimar um valor da peça.

“Duchamp foi um dos artistas americanos mais importantes do século XX”, afirmou Jaubert, que estimou o valor da escultura em até 12 milhões de dólares.