Cotidiano

Reações da plateia aumentam clima de tensão entre candidatos

RIO – O clima tenso entre os postulantes à prefeitura do Rio se disseminou pela plateia que acompanhava nesta quinta-feira o debate ao vivo no estúdio da TV Globo. Aliados reagiram nos bastidores com risos, gritos e também sugeriram ataques e réplicas aos candidatos que se enfrentavam diante das câmeras. Ainda no primeiro bloco, quando Marcelo Freixo (PSOL) acusou o PMDB de obrigar servidores municipais a fazer campanha para Pedro Paulo, ouviu-se na plateia: ?Cadê os black blocs??, referência ao suposto apoio do PSOL a atos de vandalismo nas manifestações de 2013.

O deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) se irritou e levantou a voz:

? Chega! ? reagiu ele, sentado ao lado do ator Wagner Moura, que participou de um comício de apoio a Freixo, na última segunda-feira, no Centro do Rio.

Os convidados de Freixo, Alessandro Molon (Rede) e Carlos Osorio (PSDB) dividiam o mesmo setor do auditório. Já os de Marcelo Crivella (PRB), Pedro Paulo, Jandira Feghali (PCdoB) e Indio da Costa (PSD) estavam lado a lado ? as claques de Crivella, Indio e Jandira eram as mais barulhentas.

Após Jandira fazer uma dobradinha com Indio, ao debaterem meio ambiente, a deputada federal Laura Carneiro (PMDB-RJ) gritou:

? E a oca, Jandira?

Laura cobrava a candidata por ela não ter citado a acusação de crime ambiental contra Indio, pelo desmatamento de uma área no Jardim Botânico. O Ministério Público do Rio deu prazo de 30 dias para que o deputado federal diga se aceita fazer o replantio de uma área de 28 mil metros quadrados na Floresta da Tijuca como compensação ambiental por estar construindo uma casa no terreno que sofreu desmatamento irregular pela empresa contratada por ele.

A reação da plateia levou Crivella a interromper sua fala, no momento em que debatia com Pedro Paulo. O candidato do PRB acabara de aconselhar o peemedebista a mudar de partido. Nesse momento, a vice de Pedro Paulo, Cidinha Campos (PDT), ironizou em voz alta:

? Ele vai para o PRB

Crivella então solicitou que o tempo da resposta parasse porque uma ?desequilibrada? estava gritando.

Cidinha provocou outra intervenção, dessa vez de Freixo, que criticava a política educacional de Pedro Paulo. A pedetista protestou da plateia:

? Cidinha, você não gosta de mim, mas sua neta gosta ? reagiu Freixo.

O clima de ataques entre os candidatos já era previsto por convidados na plateia.

? Vai ser canelada para tudo que é lado ? afirmou o deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ), antes do início do debate.

Para o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que acompanhou Jandira, o clima de agressividade se deve ao tempo curto até a eleição e pelo fato de muitos candidatos estarem disputando a vaga ainda em aberto no segundo turno, para enfrentar Crivella.

Enquanto esperavam o começo do programa, convidados de Indio quebraram o silêncio do estúdio quando um dos monitores de TV exibiu uma propaganda do candidato. Surpreendido, Indio entrou no clima e bateu palmas acima da cabeça, animando a torcida. Seus adversários riram.

O clima ainda descontraído também foi visto quando os candidatos se posicionaram no estúdio. Um homem gritou: ?Crivella!? Do outro lado do auditório, alguém retrucou: ?Chame Molon?, reproduzindo o jingle do candidato da Rede e arrancando risos da plateia.

Reservadamente, enquanto os candidatos se preparavam, um integrante da campanha de Jandira disse acreditar que parte do eleitorado mais ideológico da candidata já migrou para Freixo, numericamente à frente nas pesquisas.

Também em conversas reservadas, integrantes do PT afirmaram, antes do início do debate que, em caso de segundo turno entre Crivella e Pedro Paulo, a tendência do eleitorado petista é votar no candidato do PRB. Mas o partido e a candidata do PCdoB não apoiariam nenhum dos dois.

? Com essa história do golpe, não dá ? disse um petista.